domingo, 6 de maio de 2012

Especial Comidinhas que amamos: docinhos fashion

Veja quais são os docinhos mais fashion do momento

 Assim como a moda de roupas, a culinária também segue algumas tendências. Entre as fashionistas, por exemplo, é "cool" fazer encontrinhos ou festas íntimas com uma decoração diferente do convencional. Nestas horas, os docinhos mais elaborados ganham espaço. Em alta, se destacam os cupcakes, macarons, docinhos de colher e os pop cakes.

De tão caprichados, esses docinhos também viraram opções de presentes mais gostosos e, com certeza, mais baratos.

Segundo Barbara Trevisani, dona da empresa Barbara Trevisani, famosas pela produção de doces finos a tendência dos doces passa por uma mudança não tão rápida como a moda propõe, mas existem momentos em que certos estilos estão mais em alta. "Existem os doces sazonais, encontrados mais em certas épocas do ano, como aqueles que trazem em seu elemento gustativo e decorativo as frutas silvestres, por exemplo. Os clássicos como os brigadeiros estão sempre presentes nas festas, mas agora também em versões gourmet, o que é alias também uma tendência muito forte atualmente", destacou.

As pesquisas e estudos para o desenvolvimento dessas novidades são feitos através da literatura gastronômica especializada e de viagens. "Lá podemos captar ideias e técnicas às quais nos inspiram para criar, sempre através das características próprias do nosso trabalho", contou, destacando que ela sempre tenta fazer a "leitura dos desejos de seus clientes.

"A gastronomia em geral, a pâtisserie e chocolaterie em especial, possuem uma certa aura artística, onde a estética faz com que as percepções sensoriais não se resumam ao sabor mas primeiramente ao olhar", acrescentou. Segundo Bárbara, um doce pode instigar através de seu formato e cores uma percepção que esteja diretamente ligada ás cores da moda ou de decorações vigentes para um momento específico. "Neste momento entra a sensibilidade e o trabalho do profissional para que estas percepções possam ser alcançadas pelas pessoas."

Paula Kenan, uma das sócias da Wondercakes, disse ao Terra que teve o Kara´s Cupcakes, na Califórnia, para começar sua produção, que começou em 2009 e já tem 6 lojas.

Para ela, esses produtos fashion são responsáveis por atraírem as pessoas pelo olho, antes mesmo de chegar ao sabor. "Dar algo de comer para alguém é gostoso é mais carinhoso. Parece que a gente deseja melhor a pessoa quando dá algo do tipo". Segundo Paula, presentear alguém com um cupcake, por exemplo, é muitas vezes mais interessante do que dar uma roupa ou algo do tipo. "É um mimo. Por isso, também começamos a apostar em embalagens mais fashion. Não tem nada melhor do que agradar muito alguém e gastar menos de 10 reais, certo?", finalizou.

Veja algumas dessas delícias abaixo:

CUPCAKE DE CHOCOLATE  

Ingredientes
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de leite
3/4 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó Modo de preparo
Misture os ingredientes secos em uma tigela grande.Os líquidos e os ovos em outra. Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau. Disponha a massa em formas especiais para enfornar e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até ficarem bem assados (teste com o palito de dente).  
Ganache de chocolate
Ingredientes
300g de chocolate meio amargo
150g de creme de leite sem soro
Modo de preparo
Derreta o chocolate e misture o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Use para confeitar quando os bolinhos estiverem frios e, se quiser, decore com confeitos variados.
Sugestão do Ateliê Fabíola & Liana

MACARON
 
Ingredientes
Massa
07 claras
01 pitada de sal
50g de açúcar de confeiteiro
5g de suco de limão
450g de açúcar de confeiteiro
250g de farinha de amêndoas
Corante verde a gosto Recheio
1 kg de cobertura e recheio de Limão
Modo de preparo
Bata as claras com o sal, o açúcar de confeiteiro e o suco de limão até obter um merengue firme. Desligue a batedeira e, com o auxílio de uma espátula, misture suavemente a farinha de amêndoas e o corante verde. Com o auxílio de saco de confeitar e um bico perlé, modele os macarons sobre uma fôrma forrada com papel-manteiga ou tapete de silicone. Deixe em repouso por aproximadamente 30 minutos, para que se forme uma película na superfície do macaron. Asse em forno pré aquecido a 150o C por aproximadamente 12 minutos. Reserve depois de assado para aplicar o recheio.
Montagem
Com o auxílio de um a tesoura corte uma das extremidades do Harald Cobertura e Recheio de Limão, aplique um pouco sob uma das partes do macaron, feche com o outro disco de macaron.
Sugestão da Harald

BRIGADEIRO DE COLHER

Ingredientes
1 lata de leite condensado
meio tablete de chocolate meio amargo picado (85G)
1 caixinha de creme de leite Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo baixo o leite condensado com o chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml de capacidade). Espere esfriar e conserve em geladeira até o momento de servir. Decore com confeitos coloridos ou de chocolate, encontrados em supermercados ou lojas especializadas em artigos para festas. O Brigadeiro pode ser conservado, em recipiente fechado na geladeira, por até 5 dias.
Sugestão da Cozinha Nestlé

POPCAKE
 
Ingredientes
Bolo simples sabor de sua preferência
1 tabuleiro grande 40cm
Doce de leite ou leite condensado
200gr
Creme de leite (usar sempre sem soro)
200gr
Chocolate meio amargo ou ao leite
200gr
Granulado de sua preferência
100gr
Palitos de churrasco sem pontas ou palitos para pirulito Modo de preparo
Desfaça o bolo com os dedos, formando uma farofinha granulada. Acrescente pouco a pouco o leite condensado ou doce de leite e creme de leite, para fazer uma mistura homogênea sem estar muito úmida. Uma parte de leite condensado para duas partes de creme de leite. E misture bem. Faça bolinhas com a massa e deixe no freezer por 40 minutos ou em geladeira pelo menos 1 hora. Banhe a ponta de cada palito no chocolate derretido e espete em uma bolinha de bolo. Banhe a bolinha no chocolate, retire o excesso, salpique granulado e deixe secar espetado em uma base de isopor. Mantenha em local refrigerado ou na geladeira até hora de servir.
Sugestão da Chef Ingrid Hoppe, Gourmet Mania

Fonte: Portal Terra 

Vejam mais dessas tendências de delicinhas AQUI (com as receitas! OBA \o/).

Confiram uma pequena amostra do making of da Coleção Alto-Inverno Monelles!



Modelos Bárbara Monte Blanco e Betânia Castoldi


Boa semana, e aguardem novidades para essa semana...! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores