quarta-feira, 20 de março de 2013

Diferença entre Comercial e Conceitual

Algumas pessoas quando assistem a desfiles de moda não entendem como um estilista pôde criar algo tão “ridículo”… Será que alguém vai sair pelas ruas usando “aquilo” ? Calma, não é bem assim que funciona.

Os desfiles geralmente são conceituais. As tendências apresentadas nas passarelas – cabelos, maquiagens, calçados, acessórios e roupas - não devem ser seguidas a risca. Se você for às lojas, certamente encontrará peças comerciais que são feitas para serem usadas.

Mas… se você vir algo muito interessante e tiver coragem pra encarar, qual o problema, não é? Vai que “aquilo” combinou com o seu style. Nesse caso, só me cabe desejar boa sorte!

Os desfiles Conceituais tem sua origem na Arte Conceitual que considera a ideia, isto é, o conceito por trás de uma obra artística, como sendo superior ao próprio resultado final. A aceitação desse conceito é tão importante que o resultado final dessa obra, algumas vezes, poderá até ser dispensado.

Na década de 60, essa forma de expressão espalhou-se pelo mundo inteiro e resultou em vários movimentos artísticos e muito tem influenciado a arte contemporânea. Entretanto, desde Marcel Duchamp (pintor francês , 1887 – 1968), no início do século passado, podem ser percebidos os primeiros indícios da sobrevalorização do conceito.

A escola de arquitetura alemã Bauhaus (1919) combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação á fim de ressaltar a personalidade do homem. Foi sem dúvida uma grande responsável pelo desenvolvimento dessa forma de arte.

Já a moda Conceitual é aquela que consiste na construção de imagens e a roupa fica em “segundo plano”. A valorização da coleção bem como do desfile dá uma projeção não só ao designer, mas às modelos, maquiadores, cabeleireiros, fotógrafos, diretores de arte, enfim, a toda equipe envolvida na apresentação da marca. Quando há um retorno por parte da mídia, as marcas alcançam o reconhecimento de vários intelectuais de outras áreas e atingem a designação pretendida - obra de arte.

Na moda que também é considerada arte, o estilista que traz em sua coleção um conceito, nem sempre faz uma roupa ou desfile conceitual. O conceito pode ser demonstrado de uma forma mais comercial, através de temas, onde o designer evidencia a roupa e não a idéia. Ainda assim, ele pode expor a idéia em um catálogo ou outdoor conceituando dessa forma a sua coleção e causando curiosidade nas pessoas.

O estilista inglês Alexander McQueen é mestre em desfiles conceituais e disse no início de sua carreira:
“Meus desfiles eram provocantes por uma razão: a necessidade de se fazer notar. Eu não preciso mais fazer isso, mas ainda acredito que tenho os meus 20 minutos para chamar a atenção das pessoas. Você pode não gostar do que faço, mas ao menos o que faço leva você a pensar.”

Pensar: um dos propósitos de uma obra de arte é fazer o expectador pensar!

Nos desfiles, geralmente são colocados folders nos assentos que explicam os temas abordados pelos estilistas. O que possibilita um maior entendimento do que o artista-estilista quer expressar na passarela.

Alguns estilistas brasileiros realizam desfiles conceituais. O desfile de Jum Nakao, em junho de 2004 entrou para história da moda brasileira. Em um dos mais emocionantes desfiles conceituais de nossa história, roupas extremamente trabalhadas e feitas em papel vegetal foram destruídas em plena passarela, ao final do desfile. O estilista questiona os valores da sociedade capitalista demonstrando o caráter absolutamente descartável da roupa.

http://www.fashionbubbles.com/

Fonte: Site Portais da Moda

Confiram abaixo o desfile:




Enfim, quando publicamos fotos com toda uma temática, que às vezes parecem sem nexo, é simplesmente para contextualizar o conceito de moda que estamos apresentando, e/ou também transmitirmos uma mensagem.

Bjokas da equipe Monelles


terça-feira, 12 de março de 2013

É Tendência: Estilo Militar


Depois da Segunda Guerra Mundial os trajes militares inspiraram a moda e as roupas grandes e pesadas do exército foram adaptadas ao corpo feminino.

Looks uniformizados, jaquetas camufladas e detalhes originais como botões e cores escuras caíram no gosto das mulheres mais ousadas.

Para a temporada de outono/inverno deste ano o militarismo retorna com força total! 

Sapatos pesados, parkas e casaquetos com detalhes de botões dourados e gola militar, estampa camuflada, verde oliva + preto, são algumas das características dessa tendência que vai invadir as ruas. 

Trouxe alguns looks super legais para vocês se inspirarem e arrasarem na próxima estação. 

Confiram:

ADENORAH M. | MY | NATI




Então meninas, quem vai aderir a essa tendência?

Fonte: Moda Posthaus


Coleção Outono-Inverno 2013 chegando na loja, fica esperta ;)


terça-feira, 5 de março de 2013

Cinco dicas para usar chapéu


Usado antigamente somente para se proteger do sol,  o chapéu voltou com tudo e é o responsável por dar mais personalidade e charme ao look feminino. “No Brasil, o chapéu está se tornando cada vez mais o acessório querido dos fashionistaspodendo ser usado nas mais diversas ocasiões. Portanto, para quem tem estilo criativo e contemporâneo, as opções serão múltiplas”, afirma Tatiana Vianna, consultora de moda e comportamento.
Os modelos mais usados pelas mulheres são os chapéus Panamá, que são fabricados no Equador e têm uma cor mais clara; os Cloche, criado pela francesa Caroline Reboux e que se tornou popular pelo seu formato em sino; e o Fedora, feito originalmente em feltro e que tem um tamanho semelhante ao Panamá. A Guia da TV separou cinco dicas para você apostar sem medo no acessório! Confira:


1. O chapéu pode, sim, ser usado com penteado! Engana-se quem pensa que o chapéu só deve ser usado com o cabelo solto. As mulheres podem investir no penteado e ainda, usar o acessório para dar brilho ao look. Porém, é mais indicado usar um penteado simples para o chapéu não bagunçá-lo e você ter a oportunidade de tirá-lo caso necessário.
2. Todas podem apostar no acessório, independente da idade ou altura. A jornalista Mirella Cabaz, do blog Mirella Cabaz, dá a dica: “se a pessoa se sente bem com o acessório e sabe combiná-lo de forma harmônica com o resto da produção, então ok! Afinal, mais que um modismo, o chapéu reflete a personalidade de quem o veste”, afirma. Tatiana Vianna ainda ressalta que o importante é saber escolher o modelo ideal. “As mulheres devem escolher um modelo proporcional ao tamanho do  rosto para conseguir  um visual harmônico, ou seja, um modelo grande ficará gigante em alguém que tenha rosto pequeno”, orienta.
3. Saiba escolher a melhor ocasião. As mulheres mais discretas devem optar por usar o chapéu em eventos mais formais, como casamentos ou festas à tarde, para se proteger do sol. Mirella dá algumas dicas: “o chapéu com abas largas fica chiquérrimo em casamentos diurnos. Os demais tendem a ser mais informais, então combinam com praia, almoços, viagens, que além de protegerem do sol, agregam estilo e personalidade”. E engana-se quem pensa que o chapéu não pode ser usado à noite, como explica Tatiana: hoje, o chapéu virou um acessório que confere estilo à produção, portanto, não precisa ser usado somente de dia!”
4. Aposte nos modelos que estão em alta! Os chapéus de palha em tons cru ou nude, bege, caramelo, preto e azul marinho são clássicos, combinando com as mais diversas estampas e modelos de roupas. Mas os coloridos também entram em cena para ser o ponto de destaque da produção e trazer ainda mais frescor e autenticidade aos looks de verão. As cores mais indicas são o vermelho, o azul, o amarelo e o verde militar.
5. Harmonize o acessório com o look. Tatiana Vianna dá duas dicas de look para usar no verão: “com a imbatível dupla, calça jeans e t-shirt branca ou com vestidos leves para usar na praia, também cai bem!”. Mirella também indica a combinação do chapéu com vestidos: “para compor o estilo boho-chic ou folk, combine o chapéu estilo Panamá com abas mais largas com vestidinho floral ou de estampa étnica bem fluido com colete jeans e botinhas de cano curto. Outra maneira simples, que sempre dá certo é combinar o chapéu com shortinho jeans e camisa, seja lisa, floral, jeans ou xadrez.”

Fonte: Site Guia da TV


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